Úrsula

R$ 49,00
. Comprar  
Leia aqui as primeiras páginas do livro.

Autora: Maria Firmina Dos Reis

Sinopse: Úrsula, pode ser considerado o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil, além de ser o primeiro de cunho antiescravista, foi publicado em 1859 na cidade de São Luís. É, também, o romance inaugural da chamada literatura afro-brasileira – entendida, aqui, como a produção literária afrodescendente que tematiza a negritude a partir de uma perspectiva própria.
Organizado em vinte capítulos, pode ser dividido em quatro momentos distintos. Mas é na quarta parte, que se nota a riqueza do romance de cunho antiescravista, através de uma solidariedade particular de Maria Firmina dos Reis para com os oprimidos, em especial as mulheres e os africanos e afrodescendentes escravizados.

Inclui textos de:
Rafael Balseiro Zin - Sociólogo e pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Neamp/PUC-SP).
Rita Terezinha Schmidt - Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Eliane Marques - Poeta, ensaísta, editora e roteirista. Coordenadora da Escola de Poesia; coordenadora editorial da revista de poesia Ovo da Ema.

ISBN 9788580490640 - 14x21 - 288 páginas