Organizadoras: Juracy Assmann Saraiva e Regina Zilberman
Com textos de: Juracy Assmann Saraiva, Kenneth David Jackson, Christini Roman de Lima, Priscila Célia Giacomassi, Marinês Andrea Kunz, Denise Estacio, Débora Bender, Fernando Machado Brum, Tatiane Kaspari, Maria da Glória Bordini, Atílio Bergamini, Antônio Marcos Vieira Sanseverino, Ernani Mügge, Paul Dixon, Sidney Chalhoub, William Moreno Boenavides, Regina Zilberman, Lúcia Granja, Karina de Castilhos Lucena, Válmi Hatje-Faggion, Valdiney Valente Lobato de Castro.
Sinopse: O livro Machado de Assis – intérprete da sociedade brasileira é produto de reflexões críticas de componentes do grupo de pesquisa Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto. Os autores dos ensaios investem em diferentes objetos, iluminados por distintas perspectivas: romances, contos e crônicas são interpretados ora em seus aspectos formais, ora em sua relação com o sistema artístico, ora como veículos de crítica social ou de reflexão filosófica. A relação de Machado de Assis com o mundo editorial, o papel de editor que ele assume ao compilar a poesia de Faustino Xavier de Morais, sua atuação na imprensa, a tradução e a recepção hispano-americana de romances, bem como problemas linguísticos e posicionamentos ideológicos implicados na tradução, revelam-se como outros objetos de investigação.
Na diversidade dos ensaios e por sua perspicácia e lucidez, o leitor de Machado de Assis – intérprete da sociedade brasileira efetiva um percurso em que perguntas previamente formuladas encontram respostas inovadoras, que, por seu turno, não menosprezam a fortuna crítica já instituída sobre a obra do escritor. O livro constitui, pois, uma referência importante para aqueles que encontram, em Machado de Assis, tema para suas pesquisas e oportunidade para contribuir com o avanço do conhecimento sobre a literatura brasileira e ocidental.
ISBN:9786557780008 - 16x23 - 328 páginas