Diários de um paulista em Porto Alegre

R$ 40,00
. Comprar  
 - Envios a partir de 05-05 -

autor: Leonardo Antunes
 
sinopse: Crônicas, memórias, palpites, interpretações ensaísticas fulminantes, tudo tendo uma âncora geral, que o título explicita: trata-se de um paulistano de origem que está vivendo em Porto Alegre.
E que está traduzindo Homero, com método, pertinácia e talento. Que vive a realidade trivial da cidade em que mora aparelhado dessa erudição, de fina sensibilidade mas também de um coração aberto para a diferença. Que tem ouvido e cérebro para captar o novo mundo em que vive, durante a maldita pandemia.
Sim, diferença: esse é o ponto essencial para a existência do discreto milagre que esse também discreto livro perpetra de modo leve e despretensioso, profundo e agudo. O Leo fala do frio, dos modos ríspidos do atendente do restaurante, de singularidades da fantasiosa (mas real) República Sul-Riograndense, enfim de coisas éticas e estéticas com que passou a conviver.
Diferença que o Leo enxerga e dá a ver, crítica e autocriticamente, ajudando-nos a ver o que somos.
Livro que vai ser um refrigério para estrangeiros de passagem, para gente que se muda pra cá, para os locais, para qualquer interessado no incessante espetáculo humano.
 
sobre o autor: Leonardo Antunes (São Paulo, 1983) é poeta, tradutor e professor de língua e literatura grega na UFRGS. É autor de Casa dos poetas (2021, Zouk), de Lícidas (2019, Zouk) e de João & Maria – Dúplice coroa de sonetos fúnebres (2017, Patuá), que recebeu os prêmios: AGES (melhor livro de poesia) e Açorianos (melhor livro de poesia e livro do ano). Tradutor do Édipo Tirano de Sófocles (2018, Todavia), atualmente dedica-se a uma tradução da Ilíada e da Odisseia de Homero em decassílabos duplos.

DADOS DO PRODUTO

título: 
Diários de um paulista em Porto Alegre
autor: Leonardo Antunes
isbn: 9786557780633
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 14 x 21
páginas: XX
ano de edição: 2022
edição: