Pré-venda: Arte contemporânea e Educação infantil

R$ 54,00
. Comprar  
 - Envios a partir de 20-05 -

2ª edição revista e ampliada

organizadores: Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho

sinopse: Um mar de histórias, afetos, escolhas, olhares e defesas sobre as infâncias e suas relações e aproximações com a arte é o que constitui Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando, obra organizada por Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho que sai agora numa nova edição revista e ampliada pela Editora Zouk.
Uma bagagem de docências, que reúne a escrita colaborativa de diferentes autores, convida o leitor a “discutir as possibilidades e os limites da escola como o lugar de infância, nos nossos tempos” (QUINTEIRO, 2009, p. 20, grifo do autor), problematizando a educação infantil e as vivências das crianças com a arte contemporânea.
Para além da arte enquanto aula expositiva ou promotora de técnicas e/ou habilidades manuais, nove narrativas docentes evocam a escola infantil e suas aproximações com a arte contemporânea na perspectiva de um contexto cultural e de vida coletiva das infâncias. Neste sentido, ressaltam a arte como experiência (DEWEY, 2010); isto é, um momento singular de investigação e participação da criança em práticas escolares que mobilizam suas vivências, sentidos e conhecimentos.
Texto de Elen Maisa Alves da Silva
Mestra em Educação (UFRGS), Professora de Educação Infantil na Prefeitura de Canoas.


sobre os organizadores: Susana Rangel Vieira da Cunha tem Pós-doutorado em Arte e Educação (Universidade de Barcelona), Doutora e Mestra em Educação (Faculdade de Educação - UFRGS), Licenciada em Artes Visuais (IA/UFRGS). Entre 1996-2016 foi pesquisadora e professora na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/ UFRGS em Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Autora de artigos e livros no Brasil e exterior. Membro de grupos de pesquisa na UFRGS, UFG e Universidade Mackenzie. Membro de Comitês Científicos de revistas, editoras e eventos nacionais e internacionais. É idealizadora, professora e pesquisadora da empresa Amarelo Van Gogh: Consultoria em Educação e Arte atuando como formadora de professoras e consultora nas área de Artes Plásticas, Educação de crianças, Cultura Visual. Site: https://www.amarelovangogh.online/

Rodrigo Saballa de Carvalho é professor da área de Educação Infantil na Faculdade de Educação da UFRGS. Pesquisador e docente na Linha de Pesquisa: Estudos sobre Infâncias no PPGEdu/UFRGS. Trabalhou como professor e coordenador pedagógico da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pós-doutor em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pedagogo pela Universidade La Salle. Líder do CLIQUE (CNPQ/UFRGS) - Grupo de Pesquisa em Linguagens, Currículo e Cotidiano de Bebês e Crianças Pequenas. Autor de artigos e organizador de livros sobre: Educação Infantil, infâncias, currículo, docência, pedagogia, arte e cotidiano das crianças nas instituições de Educação Infantil.


com textos de:  Rodrigo Saballa de Carvalho, Susana Rangel Vieira da CunhaAndressa Thaís Favero BertasiCamila Bettim BorgesMaria Eduarda Rangel Vieira da CunhaLidiane Cristina Loiola SouzaRosa IavelbergLutiere Dalla ValleJéssica Maria FreislebenSilvia Sell Duarte PillottoCarla Clauber da SilvaMarcia Aparecida GobbiEduardo Veras entrevista Téti Waldraff
 

DADOS DO PRODUTO

título: Arte contemporânea e Educação infantil: crianças observando, descobrindo e criando
organizadores: Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa de Carvalho
isbn: 9786557780640
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 16 x 23
páginas: 190
ano de edição: 2022
edição: 

Leia aqui as primeiras páginas do livro