Para entender a nova direita brasileira

R$ 90,00
. Comprar  
Título completo: Para entender a nova direita brasileira: polarização, populismo, antipetismo
 
Organizadores: André Borges e Robert Vidigal
 
Sinopse: A ideia de organizar este livro surgiu de uma constatação a respeito das limitações dos livros e artigos acadêmicos publicados no período recente sobre a nova direita brasileira. Não obstante o crescente interesse pelo estudo dos movimentos sociais, partidos políticos, ativistas e eleitores de direita, ainda não existia uma obra capaz de reunir diferentes abordagens e trazer uma síntese conceitual e empírica sobre estes fenômenos. De fato, a ausência de diálogo entre pesquisas produzidas a partir de distintas perspectivas – por exemplo, a partir do ponto de vista dos eleitores ou dos ativistas de movimentos de direita – têm dificultado o entendimento mais sistemático de diferentes processos e dinâmicas associadas à reorganização da direita brasileira. A proliferação de conceitos para tratar de fenômenos empíricos similares, como o de “direita populista radical”, “bolsonarismo” e “populismo reacionário”, é um sintoma das dificuldades enfrentadas por cientistas políticos, sociólogos e demais cientistas sociais na produção de análises capazes de esclarecer os como e os porquês da transformação da direita no Brasil. 
Esta coletânea tem por objetivo preencher essas lacunas, apresentando um conjunto bastante amplo de pesquisas que analisam diferentes dimensões da reorganização da direita brasileira. Os capítulos cobrem desde a atuação de movimentos de direita nas ruas e nas redes até o comportamento dos eleitores das novas forças de direita. A coletânea também trata de fenômenos associados direta ou indiretamente à ascensão da nova direita. A crescente polarização do eleitorado, o reforço de atitudes antipartidárias, incluindo o antipetismo e a rejeição aos partidos e à política partidária de forma geral, bem como a relevância cada vez maior das pautas identitárias e de direitos individuais na competição eleitoral são exemplos de mudanças que coincidem com a ascensão de novas forças ultraconservadoras e populistas no Brasil.


Sobre os organizadores: André Borges é Professor Associado e Coordenador de Pós-Graduação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. É PhD em Ciência Política pela University of Oxford (2005). Foi professor visitante do Centro de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos (CILAS) da Universidade da Califórnia, San Diego (2019-2020). Sua agenda de pesquisa analisa instituições políticas, partidos políticos e comportamento eleitoral, poder Executivo e burocracia no Brasil e América Latina. Seus trabalhos recentes foram publicados em periódicos nacionais e internacionais como Government and Oposition, Party Politics, Dados e Journal of Politics in Latin America.
Robert Vidigal é cientista de dados no Center for Social Media and Politics (CSMaP) da Universidade de Nova York (NYU). É PhD em Ciência Política pela Universidade do Estado de Nova York – Stony Brook (2022). Sua agenda de pesquisa estuda as motivações psicológicas e as raízes ideológicas do conflito político e partidarismo para explicar as opiniões e o comportamento eleitoral no Brasil. Seus trabalhos recentes foram ou estão sendo publicados nas revistas: Political Communication, Political Behavior, Oxford Handbook of Political Persuasion, Latin American Research and Review e Brazilian Political Science Review.


Com textos de: Victor Araújo, Lúcio Rennó, André Bello, Ernesto Calvo, Tiago Ventura, Lucas de Abreu Maia, Leonardo Falabella, Julian Borba, Lucas T. A. Okado, Ednaldo Ribeiro, Tayrine Dias, Marisa Von Bülow, Danniel Gobbi, Pedro Abelin, Gabriel Ávila Casalecchi, Aiane de Oliveira, Talita Tanscheit, Lisa Zanotti.
 
DADOS DO PRODUTO

título: Para entender a nova direita brasileira: polarização, populismo, antipetismo
Organizadores: André Borges e Robert Vidigal
isbn: 9786557781234
idioma: Português 
encadernação: Brochura
formato: 16 x 23
páginas: 426
ano de edição: 2023
edição: