[Pré-venda] Leopardo

R$ 65,00
. Comprar  
- Envios a partir de 06/11 -
 
Autora: Gabriela Leal
 
Sinopse: Este é um livro sobre o amor. O amor em suas diversas formas e estados, aninhado, livre, pesado, ao contrário. Erótico sempre, mesmo fora do âmbito sexual, “a fronteira da carne e do eu que existe entre você e eu”, como já disse Anne Carson. Aqui, Miguel e Lorena, um casal surgido das cinzas de um incêndio que nunca aconteceu. Aqui, Miguel e a sina de ser homem numa sociedade em que tudo mudou, menos o homem. Vivendo desde sempre numa espécie de solidão acompanhada, ele se depara, ao que parece, pela primeira vez, com o “eu” de outra pessoa, o de Lorena, um “eu” espaçoso e impossível de não ser visto. Lorena, trazendo na medula amores intensos, enfrenta o desafio de penetrar um Miguel que não está pronto para ser desvendado. 
Leal acerta ao deixar nas entrelinhas pistas de um patriarcado moribundo, um sistema difícil de desmanchar justamente porque não aceita seu diagnóstico terminal, que todos os dias acorda, toma banho e sai na rua atribuindo sua esqualidez a um estilo de vida desconstruído. O que Miguel vive na teoria, criando discursos baseados em boa literatura, Lorena vive na prática, e é este embate que cria as faíscas dos encontros entre os dois. 
Quando uma mulher vive na prática o que em teoria já poderia estar vivendo, é possível pegar com a mão a sensação de estranhamento, o desconforto que isso causa, tanto em nós, que lemos, como em Miguel. Talvez por isso seja impecável a escolha de Leal em narrar Miguel em terceira pessoa, e dar a Lorena toda a liberdade de pegar a caneta 
e contar a própria história. Não que a entidade narradora seja complacente com Miguel, ao contrário, muitas vezes traz um leve tom de deboche, sem esquecer da humanidade do personagem, para quem a autonomia por ser homem pode existir em teoria, mas na prática, não é bem assim. 
O que Leal consegue, com as escolhas para este livro, é transformar a leitura numa experiência erótica, fronteiriça, entre a carne que segura as páginas e os universos internos dos personagens. 

 
"À medida que avançamos na leitura de Leopardo, temos a sensação de que a qualquer momento seremos arrebatados por seu bote tecnicamente preciso e esteticamente letal. Um livro como uma fera que, na hora do ataque, nos despedaça com a certeza de que o erótico é a forma mais visceral e crua de se dizer a verdade."Luciano Mattuella.

"Leopardo é uma exímia narração, de imediato travamos convívio íntimo com Lorena e Miguel. Além do binarismo relacional homem-mulher, aqui participamos da brincadeira muito séria entre sagrado profano, dor gozo, amor morte, sexo família, onírico telúrico. Uma ode à contemporaneidade: ser 'nômade para ser livre, é impossível dominar uma mulher em movimento'." Nathallia Protazio.

Sobre a autoraGabriela Leal nasceu em 1990, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É mestre em Estudos Literários Aplicados pela ufrgs. Estreou na literatura com o livro de contos A Língua da Medusa (Zouk, 2022), obra vencedora do Prêmio Açorianos e do Prêmio Minuano de Literatura. Leopardo é o seu primeiro romance. 
 
DADOS DO PRODUTO
 
título: Leopardo
autora: Gabriela Leal
isbn: 978-65-5778-193-7
idioma: Português 
encadernação: Brochura
formato: 14 x 21
páginas: 168
ano de edição: 2025
edição: 

Veja também: