Arte e Natureza-Cultura

R$ 150,00
R$ 120,00
. Comprar  
Organizadora: Sandra Ray
 
Sinopse: As reflexões sobre as fronteiras entre a arte e natureza-cultura, evidentemente, levam em conta que a realidade do mundo não pode ser resolvida no espaço da arte. Isso implica que cada um desses âmbitos possui suas próprias questões e desafios. Assim, surge o estímulo de colocar lado a lado posicionamentos teóricos e pesquisas de artistas para interrogar sobre como a arte é impactada pela crise climática e pelos conflitos que eclodem em diversos pontos do planeta, impelindo-nos a repensar valores e a própria realidade.
O livro apresenta reflexões que percorrem várias correntes filosóficas e teóricas, nas áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia e Estudos Culturais, com interfaces na Linguística, Semiótica, Ecosofia, Teoria e Crítica da Arte. Os textos sinalizam questionamentos e problematizam posicionamentos a fim de explorar diversas teorias com o intuito de reposicionar o foco no humano como matriz sobre a qual a cultura ocidental erigiu suas bases. Reconsiderar nossas relações com o mundo natural numa perspectiva biocêntrica, centrada na vida, é reconhecer a raridade do nosso planeta em um universo hostil à vida (Glaiser, 2024).
Lado a lado são apresentados textos que refletem as pesquisas de artistas, abordando as motivações e condutas operatórias que tratam e agenciam relações entre natureza e cultura, a partir de perspectivas diversas, e que requisitam técnicas e procedimentos que envolvem diversas interações no processo criativo. Há muito tempo, o processo artístico deixou de ser somente um meio para obter um fim, resultando em um produto acabado que os observadores e diversos agentes no sistema da arte denominam “arte”. Após o advento da arte conceitual, é fundamental reconhecer a proposta, o processo e a trajetória do artista para significar a obra.
Nos textos sobre as pesquisas de artistas que reunimos, o leitor irá descobrir as motivações, inquietações, provocações e sonhos – enfim, questões de ordem conceitual, problematizações técnicas e desafios existenciais – que os levam a buscar no espaço íntimo da própria singularidade e investigar pari passu com as ciências, para espelhar, em nível simbólico, o momento extraordinário que atravessamos.
 
 
Sobre a organizadoraSandra Rey é artista plástica, Dra. em Arte e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I, Pantheon Sorbonne. Docente no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Titular da cátedra ICESCO-UFRGS “Arte e Natureza, Processos Híbridos”, vinculada ao PPG Artes Visuais da UFRGS, e representante da ICESCO junto à UFRGS. Desenvolve produção artística a partir de fotografias de natureza e elementos capturados e coletados em caminhadas em biomas naturais. Seu processo criativo é caracterizado pela interseção entre arte e vida, explorando a fotografia e o tratamento digital para expandir os processos de imagem através de montagens e cruzamentos com as linguagens do desenho e da pintura. 

Com textos de: Sandra Rey, Cleomar Rocha, Darci Raquel Fonseca, Darlene Farris-LaBar, François Soulages, Gilbertto Prado, Hugo Fortes, Kathrin Holzermayr Rosenfield, Katia Prates, Lilian Maus, Lucia Santaella, Luisa Paraguai, Lurdi Blauth, Marcelo Moscheta, Maria Amelia Bulhões, Mohamed Zinelabidine, Nivalda Assunção, Roberto Barbanti, Siham Issami, Síssi Fonseca, Suzete Venturelli, Valzeli Sampaio (Val Sampaio).
 
DADOS DO PRODUTO
 
título: Arte e Natureza-Cultura
organizadora: Sandra Ray
isbn: 978-65-5778-187-6
idioma: Português 
encadernação: Brochura
formato: 16x23
páginas: 454
ano de edição: 2025
edição: 1ª
Veja também